sábado, 3 de janeiro de 2009

Esboço de Pregação evangelica - O líder cristão

Introdução: Quando Jesus veio já estavam desenvolvidos grandes conceitos como a democracia.

O que Cristo poderia acrescentar ao assunto “liderança”? Jesus não veio acrescentar, mas revolucionar os conceitos existentes.

1- Jesus foi o maior líder e o maior formador de líderes da história.
“Líderes não criam seguidores, criam mais líderes – Tom Peters.

2 - O grupo dos discípulos – uma escola de líderes.
Num grupo de 12 líderes é possível haver situações difíceis – todos querem mandar e ninguém quer obedecer. “Existem muitos caciques, mas nenhum índio”. Surgiu um ambiente de competição – qual deles seria o maior? Mt 18.1-4; Lc 9.46; Quem seria o líder dos líderes?

3 - Jesus revolucionou o conceito de liderança (Mt 20.25-28) quando mostrou aos discípulos que o líder cristão é um servo (Mt 23.11; Mc 9.33-35; Lc 22.24-27). Eles devem ter ficado surpresos e decepcionados. Não se deve buscar a liderança por status, riqueza ou superioridade. “O pastor é um servo das ovelhas. Ele existe por causa delas e não elas por causa dele”. (Ken Blanchard).

4 - O próprio Jesus foi um líder-servo (Fp 2.5-8). O que ele mandou ele fez (deu exemplo, exceto arrepender-se). Ele pregou o Evangelho, curou, ressuscitou mortos, expulsou demônios, foi perseguido, sofreu e morreu. O líder vai à frente, faz primeiro, mostra como fazer. Ele lavou os pés dos discípulos (João 13). O líder autoritário mandaria que alguém lavasse seus pés. Ele veio servir e dar a sua própria vida. O líder não deve apenas fazer exigências, mas doar-se.

5 - Lições do Salmo 23 – relação pastor e ovelhas – relação Deus e o salmista – exemplo para os líderes cristãos. O líder – um pastor – cuida com amor, alimenta, conduz, auxilia, protege, busca a ovelha perdida. “Guia-me mansamente”, com bondade e misericórdia. O bode precisa de rigor, mas não se pode achar que haja somente bodes no rebanho. O pastor não é o dono das ovelhas. Deve cuidar delas sabendo que vai prestar contas ao Senhor (1Pe 5.2-4; Hb 13.17).

Conclusão – Trate seus liderados como você gostaria que Deus lhe tratasse. Seja amoroso e justo. Quando o Senhor vier, ele recompensará aqueles que tiverem cuidado bem de suas ovelhas.

“Os que a muitos ensinam a justiça, resplandecerão como as estrelas, para sempre e eternamente.” (Dn 12.3.)

Anísio Renato de Andrade

 

Ajude-nos a divulgar esta obra, pois estamos trabalhando na certeza de que estamos contribuindo para o progresso do Reino de DEUS

PREGANDO O VERDADEIRO CRISTO NUM MUNDO CADA VEZ MAIS VIRTUAL

 http://www.pregar.com.br

 

0 comentários: