quarta-feira, 18 de junho de 2008

O homem, a mulher, a Igreja e a sociedade


Pr. José Maurício Pereira
Ap. de Goiânia, GO

 

"...Que é o homem, para que te lembres dele?
e o filho do homem, para que o visites?
Contudo, pouco abaixo de Deus o fizeste;
de glória e de honra o coroaste. Deste-lhe domínio
sobre as obras das tuas mãos; tudo puseste
debaixo de seus pés"

Salmo 8: 4-6.

 

O tema sugere as seguintes perguntas: Por que o homem não tem ocupado significativamente seu lugar na igreja? Por que o homem tem perdido seu espaço na sociedade? Por que, com o passar dos anos, as mulheres têm assumido maior destaque na sociedade e as igrejas, em sua grande maioria, são compostas de mulheres? Vamos analisar o assunto:

Considerando o homem
 

         O lugar do homem no plano de Deus

A Bíblia traz dois textos que deixam claro que o plano de Deus para o homem é governo, ou seja, comando administrativo de todas as obras do Criador: o texto citado acima e o de Gênesis 1.26, como segue: "E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se arrasta sobre a terra".


        O lugar do homem na família

Do ponto de vista das Escrituras, o homem é:

Administrador - Tem sobre si a responsabilidade de conduzir, orientar e coordenar a vida familiar, sendo o administrador "porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o Salvador do corpo", Ef 5: 23;

Provedor - "Do suor do teu rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, porque dela foste tomado; porquanto és pó, e ao pó tornarás", Gn 3: 19;

Sacerdote - Responsável pela vida espiritual do lar. "E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; e as ensinarás a teus filhos, e delas falarás sentado em tua casa e andando pelo caminho, ao deitar-te e ao levantar-te", Dt. 6.6, 7.


        O lugar do homem na igreja

O lugar do homem na igreja é o da liderança espiritual e o comando administrativo da obra do Senhor, Jo 20: 21. "Por esta causa te deixei em Creta, para que pusesses em boa ordem o que ainda não o está, e que em cada cidade estabelecesses anciãos, como já te mandei", Tt 1.5. Paulo, visando à organização e ao desenvolvimento administrativo da igreja em Creta, dá instruções específicas a Tito, para que estabeleça homens como líderes. Outra vez encontramos Deus entregando o governo às mãos do homem.


Considerando a mulher:


         O aspecto estrutural feminino na modernidade

A estrutura familiar: Está abolido, na visão da sociedade e também pela própria legislação brasileira, o sistema patriarcal, onde o marido é o cabeça da família (chefe do lar). Com essa igualdade, a mulher se tornou mais independente. Assumiu um papel mais livre na condução dos destinos de sua própria vida e família.

A estrutura social: Com o movimento de liberação (Libertação Feminina, nos anos 70), a mulher saiu, com mais força ao mercado de trabalho, buscando ocupar seu espaço na sociedade em igualdade de direitos com o homem.

A estrutura religiosa: Muitas vezes por omissão ou por desinteresse do homem, os espaços na igreja, a exemplo da própria sociedade, vêm sendo cada vez mais ocupados pelas mulheres.


           O aspecto emocional feminino

A sensibilidade feminina é um dos fatores que pode, de uma forma melhor, explicar o número acentuado de mulheres na igreja. As múltiplas circunstâncias geradas por esta nova ordem social que tanto afligem homens como mulheres as têm levado com mais freqüência à busca de soluções dos mais diversos percalços junto aos templos.

Oprimidas por problemas matrimoniais, abandonadas afetivamente, com filhos em crise, afetadas em sua saúde ou desprovidas de recursos financeiros, são elas que correm em busca de recebimento de auxilio divino. Sendo o evangelho a resposta de Deus para todos, elas o têm buscado com maior freqüência e permanecido em suas fileiras, pelas respostas recebidas na igreja.


          Aspecto da formação cultural feminina

Por serem mais abnegadas e dedicadas àquilo que fazem e por possuírem um espírito mais quebrantado e ensinável que o homem, por não desistirem com facilidade de suas metas e objetivos, a mulher tem galgado, a cada dia, novas posições, tanto na política, na sociedade, na segurança, no ensino, na igreja e no mercado de trabalho em geral, que antes eram apenas dos homens.

Conclusão

Parabenizo a mulher, por sua luta, dedicação, esforço e por suas conquistas relevantes no campo social, espiritual e também ministerial. São de fato dignas por se demonstrarem valorosas e abnegadas em tudo que buscam realizar.

Aos homens, porém, entendo ser necessário uma retomada de posição e reconquista de valores sociais, ministeriais e também espirituais importantes que estão sendo perdidos no decorrer da história, com pesados reflexos para a família e para a obra do Senhor.

Publicado no Jornal Aleluia de abril de 2003

0 comentários: